ELAINElais_007mod

Lais Herrera

Graduada e Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, São Paulo (SP);

Especialização em Arte Terapia pela Universidade São Marcos, Paulínia (SP);

 

Formações e Cursos

Escultura Antroposófica ministrada por Gian Algarotti, Casa Três Fontes, Campinas (SP);

Formação em Antroposofia para Profissionais da Área de Saúde, Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, Clínica Tobias, São Paulo (SP);

Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres, Florianópolis (SC), (em formação).

Vivências e Grupos de Estudos no Brasil e Estados Unidos e outros países da Europa.

 

Sobre o trabalho da Terapia Artística

Trabalho com a Terapia Artística INDIVIDUALMENTE (crianças a partir dos 07 anos, jovens e adultos) e em GRUPOS higiênicos, visando à prevenção de doenças.

Observamos a individualidade que chega até nós e oferecemos os recursos necessários para que ela acesse sua criatividade e essência curadora, através do fazer artístico.

Não é necessário que se saiba pintar ou desenhar; o importante é estar aberto as propostas e sem críticas sobre o resultado final, uma vez que o mais importante é o processo.

Trabalhamos com modelagem em argila, pintura em aquarela, desenho com diversos materiais, contemplação e observação de obras de arte e da natureza, com contos de fadas, fábulas, etc.

Entendemos a doença como uma desarmonia entre o pensar, sentir e querer e também entre o corpo físico, vital, astral e espiritual. A partir do que observamos, propomos exercícios que visam o equilíbrio das polaridades, levando luz onde há escuridão, calor onde precisa ser aquecido, expansão onde observamos um excesso de contração, etc. Assim, o paciente se torna  agente de sua própria transformação.

A intenção é a harmonia interna e nas relações, a saúde física, mental e espiritual, e uma atuação no mundo a partir do Eu superior para que possamos ser cada vez mais verdadeiros conosco mesmo e com os outros.

 

Dança da paz

Germinam os desejos da alma,
crescem os atos da vontade,
maturam os frutos da vida.

Eu sinto meu destino,
meu destino me encontra.
Eu sinto minha estrela,
minha estrela me encontra.
Eu sinto meus objetivos,
meus objetivos me encontram.

Minha alma e o mundo são um só.

A vida, ela se torna mais clara ao redor de mim,
a vida, ela se torna mais árdua para mim,
a vida, ela se torna mais rica em mim.

Buque a paz,
viva em paz,
ame em paz.

–Rudolf Steiner

 

 

O que é a terapia Artística

A origem da Terapia Artística vem do trabalho conjunto que a Dra.Ita Wegman (1876-1943) desenvolveu com Rudolf Steiner (1861-1925).

No Brasil, a Terapia Artística surgiu graças ao impulso dado pela Dra.Ada Jens(1921-1994), enfermeira e fisioterapeuta. Inicialmente por sua prática e depois pela criação do curso.

A Terapia Artística fundamenta-se na visão médica, terapêutica e artística ampliada pela Antroposofia, de Rudolf Steiner, segundo o qual o “homem é um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo; e no conhecimento teórico e prático dos elementos das artes plásticas e das leis que a regem”.

 

Links relacionados

asssagres.org.br

sab.org.br

antroposofica.com.br

recursosespeciais.com.br

Mariana Herrera – psicopedagogia e extra lesson

 

Laís Herreralais@espacoclaraluz.com.br – (19) 99648 7720